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sexta-feira, 7 de outubro de 2016

O MISTÉRIO ETIMOLÓGICO DO TERMO "RELIGIÃO".



Muitas religiões tem narrativas, símbolos. tradições e histórias sagradas que se destinam a dar sentido à vida ou explicar a sua origem e do universo. Porém, não há consenso na definição do termo. Algumas definições clássicas devem ser mencionadas, pelo seu valor histórico e formador do campo semântico coberto pelo termo religião.

Religião, (do latim religare, de significado especulativo) é um conjunto de sistemas culturais, de crenças e visão de mundo que estabelece os símbolos que relacionam a humanidade com a espiritualidade e seus valores morais. 

Historicamente foram propostas várias etimologias para o termo religio
Cícero (106-43 a.C), na sua obra De natura deorum afirma que o termo se refere a relegere, reler, sendo caraterístico das pessoas religiosas que prestarem muita atenção a tudo que se relacionava com os Deuses  relendo as Escrituras.
Mais tarde Lactâncio (séc. III-IV d,C) rejeita a interpretação de Cícero e afirma que o termo religare, religar, argumentando que a religião é um laço de piedade que serve para religar os seres humanos a Deus.
No livro "A Cidade de Deus" Agostinho de Hipona (sec. IV d.C) afirma que religio, deriva de religare, "reeleger". Através da religião, a humanidade se liga de novo a Deus do qual separou. Mais tarde Agostinho na obra "De vera religione" retoma a interpretação de Lactâncio que via em religio uma relação com "religar".
Recentemente foi proposta um terceira variante: derivar religio de rem ligare, "amarrar a coisa", no sentido de descansar das inquietudes.  
O debate sobre a derivação certa do termo religião mostra que a definição do termo não é possível nos moldes de uma definição objetiva "dada", mas permanece vinculada a um contesto histórico-cultural específico.  

Com a Reforma, "religião" se torna um termo que desempenha uma função crítica: contra "superstição" e "magia", mas também contra a atuação cúltica da Igreja Católica Romana em seus serviços divinos que, aos olhos dos reformadores era errada.

No Iluminismo a religião aparece como um "todo" ideal que está presente nas religiões somente na forma truncada e insuficiente. A religião em si é tirada da competência da Crítica da Religião, já que em tal forma sem forma ela não pode ser verificada em nenhuma realidade existente. 

De lá para cá as coisas não mudaram muito (...) Vários pensadores (antropólogos, filólogos, sociólogos, psicanalistas, filósofos) sob uma perspectiva diferente continuaram refletindo sobre a religião, ou seja, sobre a importância da religião na vida das pessoas: 
No final do séc. XIX o antropólogo Edward Burnett Tyller (1832-1917) define religião, como a crença em seres espirituais;
O filólogo e pai da Ciência da Religião Max Müller (1823-1900), afirma que a religião é a habilidade e experimentar o infinito no finito;  
Para o antropólogo Malinowski (1884-1942), a religião ajuda as pessoas a suportarem "situações de pressão emocional abrindo fuga a tais situações e tais impasses que nenhum outro caminho empírico abriria, exceto através do ritual e da crença no domínio do sobrenatural". Para ele: "a esperança não pode falhar nem o desejo de enganar".  
Segundo Malinowski (1988): 
[...] em tudo a religião contraria as forças centrifugas do medo, da dor, da desmoralização e proporciona o meio poderoso de integração da abalada solidariedade do grupo e de restabelecimento  da sua moral. Em breves palavras, religião garante a vitória da tradição e da cultura sobre as reações negativas do instinto perturbado.   
Para Émile Durkheim (1858-1917), sociólogo, antropólogo, cientista político, psicólogo social e filósofo francês "a religião é um conjunto de práticas e representações revestidas de caráter sagrado. Segundo ele, a religião também pode ser definida como "um sistema solidário de crenças e práticas relativo as entidade sacras, quer dizer, separadas, proibidas; crenças e práticas que unem em uma mesma comunidade moral, chamada de Igreja, a todos que aderem a ela". 
O psicanalista Erik Erikson (1902-1994), define a religião em seu estudo sobre o jovem Lutero como uma forma de tradução em palavras, imagens e códigos significativos do excesso de obscuridade que envolve a existência humana;
Byrne, um estudioso dedicado a analisar e criticar definições de religião, propõe uma definição em uma vertente moral. Segundo ele:

 [...] Uma religião é um sistema simbólico (quando associado com crenças e práticas) que articula o pensamento de que há uma fonte de moral por trás do mundo, e que o pensamento de que os reinos dos valores e dos fatos estão, em última análise unidos. 
Embora seja notório que as definições em si estabelecem, se forem cuidadosamente construídas elas podem, por elas mesmas, fornecer uma orientação útil do pensamento, de forma que desenrolá-los pode ser um caminho efetivo para desenvolver e controlar uma linha nova de pesquisa. Elas tem a virtude muito útil de serem explicitas: elas se comprometem de uma forma que a prosa discursiva não assume, pois, sempre está disposta a substituir o argumento por uma retórica, especialmente neste campo.

Nesse aspeto, a definição de religião do antropólogo Clifford Geertz (1926-2006) é de extrema importância, pois, sua definição é apontado por muitos estudiosos como sendo a definição da religião (ainda que muitos a critiquem), que facilita as ideias modernas de tolerância e diálogo entre as religiões hoje existentes.

Segundo ele, a religião é:
(1) um sistema de símbolos que atua para;
(2) estabelecer poderosas, penetrantes e duradouras disposições e motivações nos homens através da;
(3) formulação de conceitos de uma ordem de existência geral, e;
(4) vestindo essas concepções com tal aura de factualidade que;
(5) as disposições e motivações parecem singularmente realistas.  
Como se pode ver através da leitura atenta da definição, ela contemplada algumas caraterísticas básicas das religiões (símbolos, valores, normas, crença em divindades, submetendo-se aí, mitos e rituais). Com isso acaba sendo a perspetiva sobre o tema que fornece elementos à visão dominante no ocidente, nos meios de comunicação, nas escolas e mesmo na educação familiar. 

Devemos estar conscientes do fato de que "religião" tanto no que se refere à definição de seu conteúdo como a respeito das suas funções, está atualmente submetida a uma rápida mudança e profundas transformações. Religião, política, esporte como religião, religião na cultura popular, religiões e meios de comunicação, nova religiosidade, New Age etc. Seriam alguns tópicos que indicam esse tipo de transformação. Essas mudanças e rupturas poderiam nos obrigar a procurar por um novo termo religião que reflita de modo adequado a situação transformada. 


Do ponto de vista filosófico encontramos ao longo da história, pensadores que refletem sobre o conceito de religião, não tendo como objeto sua origem etimológica, e sim a natureza de sua origem, em destaque a origem naturalista, a psicológica e a social.

O primeiro teorizador da origem naturalista da religião foi Epicuro. Para ele, o facto de o homem não conhecer devidamente a natureza nem conseguir controlar um grande número de fenômenos naturais, leva-o a acreditar na existência de seres que tudo sabem e tudo podem fazer em seu próprio proveito. 
O primeiro teorizador da origem psicológica da religião foi Sigmund Freud. Para este autor, a religião nasce do facto de o homem não conseguir dominar a imensa complexidade de forças contrastantes que atuam dentro de si mesmo e é naturalmente levado a convencer-se da existência de um ser todo poderoso, cujo poder se faz sentir dentro de si mesmo, para que se coloque em tudo na sua dependência. 
O primeiro teorizador da origem social da religião foi Emile Durkheim. Para este autor, "a sociedade contém todos os ingredientes para fazer despertar nos seus membros o sentido do divino". A sociedade é um "grande pai", que impõe a sua vontade a todos os "filhos" e tudo dirige para manter a sua autoridade sobre a vontade dos indivíduos. Com base na predisposição para a obediência, assim gerada entre os seus membros, a sociedade tudo faz para canalizar este estado de espírito em proveito da sua estabilidade.
Já para o  teólogo e filósofo Giordano Bruno (1548-1600)  e o historiador, poeta, diplomata Maquiavel (469-1527) defendiam que a Religião em si mesma representa a forma espontânea de vida em sociedade por parte do povo simples e constitui a mais lídima expressão do seu desejo de justiça, do seu amor à liberdade e da sua adesão espontânea aos bons costumes.


Segundo o filósofo Alemão Feuerbach (1804-1872), a religião não é mais do que uma manifestação do homem enquanto tal, cuja dimensão e poder ultrapassam em muito as dimensões concretas e capacidades próprias de cada indivíduo em particular.

Segundo o filósofo Alemão Nietzsche (1844-1900), a religião é uma expressão natural e intrínseca ao homem, reflexo dum "poder de ser", que o habita e ultrapassa tudo quanto na sua existência, pelas práticas habituais, é posto em ação. A religião situa-se ao nível duma experiência do incomensurável, que penetra o mais profundo do ser humano.


Origem etimológica do termo "religião" sob a perspetiva do Cientista da Religião, Frank Usarski



Referências


DALGALARRONDO, Paulo. Religião, psicopatologia e saúde mental. Porto Alegre: Artmed, 2008.
OLIVEIRA, Altemar. Compendio de Teologia e Religião. 1a edição. 2014.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. 1 ed. - Rio de Janeiro: LTC, 2014.
HOCK, Klaus. Introdução à Ciência da Religião. Tradução de Monika Ottermann. Edições Loyola, São Paulo, Brasil 2010.

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