O Budismo é um dos fenômenos mais antigos
do mundo. É a quarta religião depois do Cristianismo, do Judaísmo e do
Hinduísmo. O Budismo não é propriamente uma religião mas mais uma filosofia de
vida, visto que, no centro da sua mensagem está o homem; Deus fica numa
enigmática penumbra.
O objectivo do Budismo – não é a fusão em Brama (o
Absoluto), nem a união com Deus, mas chegar ao Nirvana que significa apagar os
fogos da saudade e do apego (este pode ser atingido nesta vida). Ensina a via
para fugir ao sofrimento e à dor.
A História
O verdadeiro nome de Buda (= iluminado) foi Siddharta
Gotama. Nasceu no Nepal, Nordeste da Índia, entre o séc. VI e IV a.C.) (segundo
a tradição por volta do ano 566 a. C.), numa família real do clã Xáquia. O pai,
temendo que pudesse ser abalado por desagradáveis, manteve-o na área do
palácio. Todavia, aos 29 anos, Gotama viu o sofrimento humano, pela primeira
vez, sob a forma de um velho, um doente e um morto. Ao deparar com um asceta
(monge), resolveu seguir essa antiga via e fugir de casa, de noite, deixando a
mulher e a família. Após seis anos de severa austeridade, atingiu o seu
objectivo. Mas não escapara ainda ao sofrimento. Sentado debaixo de uma árvore
Bodhi, a da iluminação, passou por todas as fases de meditação e atingiu a
iluminação, compreendendo a verdadeira natureza do sofrimento. A partir daí foi
conhecido por Buda, literalmente "o acordado", e, durante cerca de 40
anos, até morrer, dedicou-se a ensinar a outros o caminho para chegar à
iluminação.
O espectro de postura do Budismo diante de desafios
inter-religiosos
Ao longo de uma história de mais de dois mil e quinhentos
anos, o Budismo adquiriu um rico repertório de figuras retóricas e estratégicas
argumentativas que lhe permitiram firmar posição em situações inter-religiosas.
Essa pluralidade tem a ver com os seguinte fatos: conforme a teoria de Niklas
Luhman, sistemas abertos como os sociais mantêm suas identidades através da
demarcação nos ambientes em que se desenvolvem. Isso significa, nos termos
da Sociologia da Religião, que qualquer comunidade religiosa convicta de
possuir uma oferta espiritual válida e espacial tem interesse em proteger sua
herança espiritual contra infiltrações externas que poderiam eclodir a
"estrutura de pausibilidade" e a integridade do grupo em questão.
Dentro desse quadro geral, o Budismo primitivo enfrentou
a situação de que, desde a morte de Sidhartha Gautama, a comunidade não possui
mais um porta-voz ou uma hierarquia institucional cuja cúpula pudesse falar em
nome oficial de uma religião relativamente homogênea. Além
das divergências internas, o Budismo foi transplantado para regiões
fora da sua terra de origem e teve de se adequar linguística, doutrinária e
simbolicamente às modalidades de novas culturas.
Em todos os casos o Budismo, foi exposto a uma rede
complexa de fatores feográficas, socioeconômicas e políticas, além de
interesses religiosos multilaterais. A variedade de opções retóricas acumuladas
pelo Budismo corresponde à variedade das circunstâncias. Foram, portanto, os
desafios implícitos nas situações dadas que estimularam o Budismo a elaborar,
aperfeiçoar e modificar respostas adequadas, sejam em conceitos apologéticos,
argumentos em prol da sua autojustificativa e raciocínios proseletistas, sejam
em termos de consenso com o interlocutor alheio sobre um determinado
tópico.
Entre as constelações que desafiaram o
autorreconhecimento do Budismo como credo representativo de ago especial ou
mesmo único, há três que que se deve recordar. São elas:
1. Os esforços do Budismo, como sistema
religioso recém fundado, de se impor em um ambiente ideologicamente
pré-definido pelo Bramanismo;
2. Atividades proseletistas budistas em novos
territórios onde o budismo inicialmente assumiu sua posição minoritária;
3. Processo de expansão do budismo
para o Ocidente, a confrontação do Budismo com contextos multirreligiosos
contemporâneos.
USARSKI, Frank. O Budismo e as outras: encontros e
desencontro entre as grandes religiões mundiais. - Aparecida SP: Editora Ideias
& Lettras, 2009.
Budismo: http://religioes.home.sapo.pt/budismo.htm 20/05/2016
Budismo: http://religioes.home.sapo.pt/budismo.htm 20/05/2016
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