Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 16 de maio de 2016

Estatuto Epistemológico da Ciência da Religião

Primeiro, as perguntas epistemológicas 

Antes de tudo, nossa tarefa aqui é esclarecer o que se tem em mente quando se usa a expressão algo ambiciosa “Estatuto Epistemológico da Ciência da Religião”. Não falamos aqui tanto em “epistemologia” como disciplina e teoria geral do conhecimento, mas mais propriamente como “teoria da ciência”, pois muito do que está em jogo diz respeito ao como praticar uma Ciência da Religião.

Basicamente procura-se uma resposta para questões tais como: O que permite dizer-se que a Ciência da Religião é uma ciência? Trata-se de uma ciência, ou de várias ciências coligadas? Ela é uma disciplina autônoma, que merece seu lugar na academia? E, seu objeto, “religião”, também é único e original, ou é múltiplo e derivado? E como a Ciência da Religião se diferencia de outras disciplinas, principalmente a Antropologia da Religião e a Teologia? É parte das “humanidades”, ou é uma ciência em sentido mais estrito, seguindo alguns padrões das Ciências Naturais?

Destaque-se aqui o papel da teoria (e há muitas em Ciência da Religião) para que se possa encaminhar a discussão do que está em jogo em tais perguntas. Da teoria pode-se dizer que é uma imagem operacional de um aspecto da religião. Digo operacional porque não se trata de uma imagem pictórica ou um modelo (mais sobre ele a seguir) ou ainda uma visão de mundo. Ela precisa operar sobre um conjunto de fenômenos (quanto mais abrangente, melhor), fornecendo explicações coerentes e falsificáveis. É através delas que se permite responder: o que é conhecido, como se conhece, e se de fato há um conhecimento, isto é, se as hipóteses são verdadeiras e se se referem objetivamente a algo do que chamamos de realidade.

Parte da resposta (se é que podemos chamar assim) a essas questões decorre de se narrar a própria história da disciplina, mais que centenária. O capítulo de Frank Usarski deste Compêndio já cobre muito do que é relevante para a presente discussão, e assim podemos partir de um momento na história de nossa disciplina que marcou toda a discussão posterior, inclusive em nossos dias: a figura, a obra e as propostas metodológicas de Mircea Eliade.


CRUZ, Eduardo A. "Estatuto epistemológico da Ciência da Religião."PASSOS, João (2013).

Sem comentários:

Enviar um comentário