Pesquisar neste blogue

quarta-feira, 29 de junho de 2016

O diagnóstico da Pós-modernidade de Zygmunt Bauman




"A obra do Sociólogo Zygmunt Bauman, pode nos oferecer um diagnóstico das inúmeras faces da nossa sociedade paralizada pelo medo. A série 'O diagnóstico de Zygmunt Bauman' para a Pós-modernidade, reflete sobre o despertar do sono da modernidade, a crença na razão e na vida administrada.Discutem a Pós-modernidade em suas varios aspetos, o Cientista da Religião Frank Usarski , os Filosófos, Luiz Felipe Pondé e Franklin Leopoldo e Silva e a Psicanalista e professora Catherina Koltai," 



Frank Usarski - Religião na pós-modernidade primeira parte

Primeira Parte - subparte 1 - de uma palestra de Frank Usarski, Professor da PUC, sobre a Religião na Pós-Modernidade. Uma análise baseada no pensamento de Zygmunt Bauman.


Segunda parte


Terceira parte


Luiz Felipe Pondé - A Pós-Modernidade (Zygmunt Bauman)


Luiz Felipe de Cerqueira e Silva Pondé filosofo brasileiro que nos guia neste vídeo, em uma conversa filosófica, pela perspectiva do filosofo polonês Zygmunt Bauman, a crise no homem pós-moderno pela busca da felicidade, sobre seus valores e suas buscas,e os resultados das utopias criada pelo homem moderno através da razão.




Franklin Leopoldo e Silva - A ética pós-moderna

A pós-modernidade, conceito filosófico, social e psicológico, é marcada por uma série de desafios. Sua raiz é o despertar do sono dogmático da modernidade e sua crença na razão instrumental e na vida administrada. As utopias modernas jazem sob os escombros do projeto iluminista. Neste cenário, a obra do sociólogo Zymunt Bauman pode nos fornecer um diagnóstico das inúmeras faces de nossa sociedade paralisada pelo medo.



Catherina Koltai: A família pós moderna amor e liberdade

Catherina Koltai discute a possibilidade de se amar depois de toda liberdade conquistada desde a consolidação da modernidade. A partir de reflexões sobre as obras de Freud e Zygmunt Bauman que tratam do mal estar, ela reflete sobre as diferenças entre a infelicidade moderna e a infelicidade pós-moderna. Ela põe em discussão a percepção de que o moderno era infeliz porque era civilizado e reprimido e o pós-moderno é infeliz porque é livre.



LER MAIS EM: 

MELCHIOR, Marcelo Nascimento do : A religião Pós-moderna em Zygmunt Bauman. Disponível em: http://www.abhr.org.br/wp-content/uploads/2013/01/art_MELCHIOR_pos_moderna_bauman.pdf


Sem comentários:

Enviar um comentário