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quinta-feira, 28 de setembro de 2017

PUBLICAÇÕES EM CIÊNCIA DA RELIGIÃO


O objetivo deste post é fazer um mapeamento das principais obras publicadas no Brasil sobre Ciência da Religião e outras disciplinas afins. É obvio que muitas obras não foram contempladas aqui, mas, para quem quiser iniciar no estudo da Ciência da Religião, aqui encontrará material suficiente para para tal...
O compêndio de Ciência da Religião, é "um marco na história da pesquisa no Brasil. O Compêndio sai no momento no momento em que a nova área de Ciência da Religião e Teologia conquista autonomia acadêmica. A obra considera a Ciência da Religião, partindo de uma reflexão de caráter metateórico, indicando a história do campo, questões epistemológicas de fundo, e relações com disciplinas peculiares (Filosofia da Religião, Teologia). Organizado em cinco cessões temáticas - Epistemologia da Ciência da Religião, Ciências Sociais da Religião, Ciências Psicológicas da Religião, Ciências das Linguagens Religiosas,  e Ciência da religião Aplicada - o Compêndio tem como objetivo contribuir para a discussão sobre a posição institucional, as especificidades e as conquistas intelectuais da Ciência da Religião. Organizado por professores do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Religião da PUC-SP, reúne reflexões de dezenas de autores, do Brasil e de outros países que atuam e pesquisam essa área de conhecimento". 

O Compêndio do Ensino Religioso é resultado de um processo de resistência de uma área de conhecimento. Procura dar um panorama dos principais assuntos que envolvem essa área do saber. Aborda aspectos da história, da legislação e da organização do Ensino Religioso e contextualiza o ensino e a aprendizagem ao apontar a dimensão epistemológica e prática no currículo escolar.


Este livro é uma introdução ao objeto e às tarefas da ciência da religião e oferece uma visão geral das áreas mais importantes da pesquisa histórico-religiosa. Nesta obra a ciência da religião é apresentada tanto como um disciplina autônoma das ciências humanas como em sua relação com a teologia e filosofia.

Este livro pertence à coleção Repensando a Religião, cujo foco é a discussão epistemológica das Ciências da Religião. Há uma demanda na academia brasileira por obras que esclareçam as devidas distâncias entre a pesquisa científica da religião e as produções propriamente teológicas, em que o componente confessional é explicitado ou pressuposto nas entrelinhas do discurso. A preocupação de fundo desta coleção e, especificamente, deste livro organizado por Frank Usarski é demarcar o que constitui as Ciências da Religião, insistindo na importância de uma aproximação científica ao mundo religioso. A obra convida-nos a interagir com a discussão em andamento sobre a forma mais adequada e os conteúdos mais pertinentes a uma introdução à pesquisa em Ciências da Religião. Na primeira parte consideram-se as perspectivas das subdisciplinas "clássicas" da ciência da religião: a história das religiões, a antropologia, a sociologia e a psicologia da religião. Na segunda parte, são apresentadas duas subdisciplinas "complementares": a geografia e a estética da religião.


História das Religiões é uma síntese abrangente e inédita para o público brasileiro da perspectiva histórico-religiosa realizada pela Escola Italiana de História das Religiões. Na primeira parte, são oferecidos os fundamentos básicos dessa disciplina e metodologia de estudos extremamente profícua e urgente, não somente para o estudante do curso de História, mas geralmente para o de Ciências Sociais: tendo em vista a urgência do restabelecimento de um diálogo entre várias disciplinas e vertentes. A obra utiliza, entre outros recursos analíticos, a tradução de alguns textos basilares, fundadores e exemplares desse percurso metodológico da escola Histórico-Religiosa. Na segunda, são aprofundadas algumas problemáticas do "religioso" ao longo da Antiguidade tardia, Idade Média, Renascimento e Idade Moderna, bem como conceitos que estruturaram o caminho universalizante e inclusivo do Ocidente (Direito, Religião, Civilização e Antropologia). No interior desse percurso, destaca-se a articulação entre Antropologia e História, a qual fez surgir tanto uma comparação sistemática entre culturas quanto a História das Religiões. A obra percorre, em termos gerais, as etapas, historicamente determinadas e cada vez prioritárias, dos respectivos códigos de Direito, Religião, Civilização e Antropologia: neles se inscreve um percurso - não linear, evidentemente, mas historicamente complexo - através do qual se estruturou o caminho caracteristicamente universalizante e inclusivo do Ocidente. No interior desse percurso foi se impondo, de fato, a articulação cada vez mais significativa entre Antropologia e História que viu surgir, de um lado, a exigência de uma comparação sistemática entre culturas (histórica e diferentemente orientadas) e, de outro lado, com a exigência dessa comparação, a História das Religiões.

A obra segue um caminho indutivo apontando ao estudante e pesquisador na área das religiões a via a seguir para construir seu conhecimento da realidade concreta das religiões antes de se lançar nas generalizações apressadas e no estabelecimento de teorias ou termos de comparação, que se revelam, quase sempre, fruto de "preconceitos", numa área em que a objetividade científica só pode ser alcançada através de uma intensa auto-crítica.


Alocado na seção Pressupostos, este livro se propõe a nos introduzir à sociologia da religião. Seu principal diferencial é a associação entre teoria sociológica e história na análise da religião. O autor procura assim demonstrar como as mudanças ocorridas na sociedade moderna levaram a transformações na vida religiosa e como tal fenômeno foi percebido pelas diversas teorias sociológicas. Outra qualidade deste trabalho é a atenção dedicada a autores brasileiros que se tornaram referência no estudo sociológico da religião.


A coleção Religião e Universidade é um espaço a mais de divulgação da produção coletiva da academia. Seus livros querem ser expressão do intenso trabalho que vem sendo desenvolvido nos meios acadêmicos em duas direções complementares: 1) oferecer à sociedade um conhecimento mais amplo do fenômeno religioso contemporâneo; 2) acolher em nossos centros de pesquisa a palavra ética e sábia de nossas tradições religiosas. O mercado mundial com seus bens de consumo parece ser a panaceia deste século, a seduzir ricos e pobres, potências mundiais e nações carentes. Na expectativa de realização humana imediata, discursos críticos que apontem as dominações e os interesses do mercado já não obtêm a adesão de outrora. Não é educado duvidar de que seja possível ser feliz aqui e agora. Para tanto, basta consumir, e assim obter cidadania. Este livro propõe-se a uma aproximação crítica a este fenômeno, dividida em três partes. Primeiro apresenta o atual estado da cultura de consumo, tal como se verifica em situações de hiperconsumo e subconsumo de bens materiais e culturais. Em seguida, analisa os vários sentidos e significados decorrentes do impacto desta nova sociedade sobre as múltiplas crenças e práticas religiosas e o influxo destas sobre a mesma sociedade. Finalmente, avaliando a questão à luz da Tradição cristã, a obra oferece alguns fundamentos para a crítica ético-teológica desta cultura consumista.

O presente livro é o primeiro da seção Pressupostos da coleção Temas do Ensino Religioso. A seção trata das questões de fundo, a saber, definições, teorias, paradigmas e sujeitos envolvidos no fenômeno religioso. Descartando os modelos catequético e teológico para o Ensino Religioso, esta obra defende o modelo das Ciências da Religião como o único habilitado a sustentar a necessária autonomia dessa área de conhecimento. O autor reconhece o valor teórico, social e pedagógico do estudo da religião para a formação do cidadão. Assim, o ensino religioso na rede pública é mais que educação da religiosidade; visa à educação do cidadão, uma vez que a dimensão religiosa está presente no indivíduo e na sociedade. A coleção é referência básica a todos os interessados no estudo das religiões, principalmente os docentes encarregados de disciplinas afins ao tema. Cada volume nos introduz em aspectos como culturas e tradições religiosas; textos sagrados e tradições orais; ritos e éthos. Além disso, somos apresentados a questões prementes do Ensino Religioso, entre as quais educação, interdisciplinaridade, questões de legislação e as principais características do campo religioso brasileiro.

O livro mostra a importância das diferenças, que, no contexto da mundialização, refletem a pluralidade das identidades que só se podem afirmar e construir no seio da diversidade. De fato, o pluralismo religioso surge como uma imposição da história, na modernidade, que rompe com a visão monolítica do passado, pelo menos Ocidental, e instaura a pluralização de visões de mundo. Diante do pluralismo, instaurou-se aos poucos o diálogo inter-religioso. Com a modernidade, pode-se reivindicar a capacidade das religiões de se abrirem ao reconhecimento positivo umas das outras, que se tornou hoje, para elas, um critério de legitimidade. De fato, no Ocidente cristão, essa abertura ao outro, em grande parte imposta pelas condições históricas, deu também origem ao ecumenismo, uma exigência do pluralismo religioso no âmbito das Igrejas cristãs. Assim como no caso do diálogo inter-religioso, a construção da unidade no cristianismo tem como pressuposto o reconhecimento das diversas legitimidades. Por fim, o livro trata da diversidade religiosa e do pluralismo religioso no Brasil, em que se está passamdo da hegemonia da Igreja Católica ao ecumenismo e ao diálogo inter-religioso, hoje acolhido por um grande número de teólogos católicos que o entendem como um sinal da universalidade da salvação professada pelo cristianismo desde suas origens. Didático, cada capítulo traz a definição dos objetivos, a ênfase nas questões centrais e uma coleção de textos para o leitor aprofundar e problematizar o tema. Espera-se que o estudo do pluralismo religioso crie no leitor a admiração pela diversidade religiosa e o desejo de mergulhar no rico universo das religiões, que é hoje o caminho para que cada um descubra sua própria identidade.


Este é o segundo livro da coleção Religião e Universidade e resulta da parceria entre Paulinas Editora e Educ - editora da PUC-SP. A coleção pretende expressar o intenso trabalho que vem sendo desenvolvido nos meios acadêmicos em duas direções complementares: oferecer à sociedade um conhecimento mais amplo do fenômeno religioso contemporâneo; e acolher em nossos centros de pesquisa a palavra ética e sábia das tradições religiosas da humanidade. A universidade católica tem como tarefa buscar a articulação entre a fé e a razão, pois o diálogo entre teologia e ciências constitui, ainda, um projeto a ser concretizado pelas universidades confessionais, do ponto de vista epistemológico, político e pedagógico. As reflexões desta obra buscam concretizar esse projeto no âmbito universitário e nascem do esforço concreto de colocar a teologia e as ciências em diálogo, envolvendo algumas unidades acadêmicas da universidade. Portanto, sobre temas comuns debruçaram teólogos e cientistas no intuito de resgatar aspectos históricos, confrontar aspectos comuns e distintos, e de buscar aproximações entre as suas respectivas áreas de conhecimento. O livro divide-se em quatro seções. A primeira enfoca a história da relação entre teologia e ciência. A segunda seção concentra-se na questão interdisciplinar. A terceira, apresenta a possibilidade de ricos diálogos interdisciplinares que incluem o conhecimento teológico. Uma quarta seção esboça alguns desafios e aponta conquistas já obtidas. A última seção é propositiva e prática, destacando o que já vem sendo feito no dia-a-dia universitário.


Escrita por um antropólogo, atuante na área dos estudos da religião, a obra discute o estatuto epistemológico e a identidade acadêmica do que hoje se denomina, de forma abrangente, a(s) ciência(s) da religião. É composta de sete ensaios, todos voltados para o esclarecimento de tal objeto e sua integração no corpo das ciências humanas, tal como são praticadas no mundo acadêmico brasileiro. A unidade do volume decorre da atenção constante ao debate acerca do perfil teórico-metodológico que deve definir esta área de conhecimento em processo de consolidação em que é proposta uma articulação entre objetificação e essencialismo no que se refere à abordagem do fenômeno religioso, em busca de uma composição que não exclua a tensão entre determinismo e significação/sentido último no tratamento da religião. Chama também a atenção para a presença significativa das Ciências Sociais nos estudos sobre a religião, a ciência da religião, propondo-se estabelecer entre elas uma "via de mão dupla" em que ambas se deixem "afetar" mutuamente, e em que a religião empregue métodos socioculturais e históricos como forma de autocompreensão e as ciências (sociais), conceitos e experimentos do universo religioso (por exemplo, o carisma) para interrogar suas problemáticas. O autor se empenha em defender seu ponto de vista perpassando os diversos debates e as situações concretas vividas na atualidade universitária brasileira, conferindo assim à obra um valor informativo útil a todas as áreas interessadas nessa reflexão, desde a antropologia e a sociologia, passando pela psicologia, até a própria teologia.



O livro apresenta uma série de artigos, inicialmente elaborados por ocasião de um seminário sobre o tema em Juiz de Fora (MG), que debate a legitimidade e a cientificidade dos cursos de Ciência(s) da Religião no Brasil. A discussão vai desde o título dado a esta área de estudo (Ciência/Ciências) até suas fronteiras e autonomia quando comparada com matérias afins, como a Teologia, a Filosofia da Religião, a Sociologia da Religião etc. É um livro pioneiro na área e sem dúvida de muita utilidade para todos aqueles que se interessam ou se dedicam ao estudo da(s) religião(ões).



Nunca como hoje a religião foi objeto de tantos estudos por parte das mais variadas disciplinas. Pensa-se na multiplicação das histórias religiosas particulares, que tendem a especializar-se numa atitude, muitas vezes, negativa e desgastante. Este livro ajuda a pessoa a descobrir o valor de viver o momento presente, desfrutando-o por inteiro.


Escrita por um antropólogo, atuante na área dos estudos da religião, a obra discute o estatuto epistemológico e a identidade acadêmica do que hoje se denomina, de forma abrangente, a(s) ciência(s) da religião. É composta de sete ensaios, todos voltados para o esclarecimento de tal objeto e sua integração no corpo das ciências humanas, tal como são praticadas no mundo acadêmico brasileiro. A unidade do volume decorre da atenção constante ao debate acerca do perfil teórico-metodológico que deve definir esta área de conhecimento em processo de consolidação em que é proposta uma articulação entre objetificação e essencialismo no que se refere à abordagem do fenômeno religioso, em busca de uma composição que não exclua a tensão entre determinismo e significação/sentido último no tratamento da religião. Chama também a atenção para a presença significativa das Ciências Sociais nos estudos sobre a religião, a ciência da religião, propondo-se estabelecer entre elas uma "via de mão dupla" em que ambas se deixem "afetar" mutuamente, e em que a religião empregue métodos socioculturais e históricos como forma de autocompreensão e as ciências (sociais), conceitos e experimentos do universo religioso (por exemplo, o carisma) para interrogar suas problemáticas. O autor se empenha em defender seu ponto de vista perpassando os diversos debates e as situações concretas vividas na atualidade universitária brasileira, conferindo assim à obra um valor informativo útil a todas as áreas interessadas nessa reflexão, desde a antropologia e a sociologia, passando pela psicologia, até a própria teologia.

Alocado na seção Pressupostos, este livro se propõe a familiarizar o docente de Ensino Religioso com as discussões e consensos que fazem parte do cotidiano de seus colegas de Física, Matemática, Química e Biologia. Além disso, o autor pretende oferecer subsídios epistemológicos para o Ensino Religioso, contribuindo para que esta disciplina escolar venha somar-se aos esforços de fazer o aluno pensar sobre a realidade que o cerca e agir responsavelmente nela, o que inclui uma visão menos acrítica do componente religioso/espiritual que a permeia. 

Sem dúvida alguma, é uma obra que alcança o objetivo a que se propõe: ver no mundo a possibilidade de plantar a paz entre as pessoas, entre as religiões, entre as nações, em busca de uma ética mundial, de um etos universal.


As linguagens da experiência religiosa' contém o seguinte itinerário de estudo- em primeiro lugar, define a Fenomenologia da Religião a fim de distingui-la das demais ciências que estudam o fenômeno religioso; num segundo momento, analisa a experiência religiosa em si; posteriormente, trata das linguagens, do mito, do rito e da doutrina da experiência religiosa; por fim, apresenta uma antologia de textos religiosos de diversas tradições culturais.


Faltava, na bibliografia brasileira, um livro de introdução amplo, objetivo e sério sobre a diversidade religiosa que hoje se observa no mundo globalizado, encarando não apenas os fatos religiosos em si mesmos, por meio da história e na pluralidade de suas expressões culturais, mas procurando analisar a significação que possa ter cada uma das manifestações religiosas do passado e do presente, numa perspectiva humanista e cristã. É o que nos proporciona essa Introdução ao estudo comparado das religiões.





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