Por: Eduardo Rodrigues da Cruz[1]
Assim, faz-se mister entender o que está em jogo nos processos religiosos contemporâneos, e não só do ponto de vista político-sociológico. É a esta tarefa que o livro Religar-se, do pesquisador cabo-verdiano Arlindo Nascimento Rocha, lança-se com vigor e persistência. A partir de sua experiência de muitos anos na abordagem da religião em várias perspectivas, o autor move-se com segurança entre diferentes disciplinas e temas.
Em doze capítulos, ele perpassa a ética, a história, a epistemologia e a antropologia que refletem o dinamismo da religião, e se dedica a temas como diversidade, tolerância e ensino religioso, religiões afro-brasileiras, magia e sua relação com a religião, e o significado do mito. Ao mesmo tempo, ele oferece interessantes indicações de como desenvolver a ciência da religião como campo de estudo.
É um autêntico tour-de-force, que instiga o leitor a um aprofundamento das ideias e conhecimentos apresentados aqui. Mesmo que o leitor não compartilhe de todas as posições apresentadas no livro, ele certamente passará a contar, após a leitura, com subsídios para formular opiniões bem fundamentadas.
São Paulo, 21/02/2019
Para comprar o livro, CLIQUE AQUI
[1]Atualmente é professor titular da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – Departamento de Ciência da Religião. Tem experiência na área de Teologia e Ciência da Religião, com ênfase em Epistemologia da Ciência da Religião, Historia e Filosofia da Ciência, atuando principalmente nos seguintes temas: Fundamentos da Ciência da Religião, Ciência e Religião, Cultura Científica Moderna (em especial ligada ao transhumanismo), Ciência no século XXI e Religiões seculares.
Sem comentários:
Enviar um comentário